materializando ideias

Tel.: 11 4564-0801
4564-0802

Consultoria em Certificação de Produtos

A avaliação da conformidade tem como objetivo informar e proteger o consumidor, em particular quanto a saúde, segurança e meio ambiente; propiciar a concorrência justa; estimular a melhoria contínua da qualidade; facilitar o comércio internacional e fortalecer a participação no mercado interno.

No Brasil, o Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial – INMETRO, agência executiva do Governo Federal, é o gestor do Sistema Brasileiro de Avaliação da Conformidade – SBAC. Na área de Avaliação da Conformidade, o INMETRO é o único acreditador oficial do Estado Brasileiro, seguindo a tendência internacional atual de apenas um acreditador por país ou economia. O INMETRO é reconhecido internacionalmente como o organismo de acreditação brasileiro pelo International Accreditation Forum (IAF) e foi o primeiro a possuir este reconhecimento na América Latina.

Em sua fase inicial, aqui no Brasil, as certificações de produto eram conduzidas pelo INMETRO. Mas a partir de 1992, passaram a ser realizadas por organismos e laboratórios acreditados pelo INMETRO.

Os processos de “Certificação de Produtos”, voluntários ou compulsórios, transmitem CONFIANÇA aos consumidores de que os produtos ou serviços cumprem com os requisitos normativos e da qualidade, auditados por agentes de terceira parte.

Hoje, são mais de 250 famílias de produtos e serviços com processos de avaliação regulamentados, no âmbito do Sistema Brasileiro de Avaliação da Conformidade – SBAC.

A “Certificação de Produtos” é necessária para empresas que desejam exportar, principalmente no mundo globalizado em que vivemos, onde boa parcela dos competidores internacionais já tem o processo de certificação como parte integrante do desenvolvimento dos produtos e serviços.

Com a globalização dos mercados e o fortalecimento da Organização Mundial do Comércio (OMC), o espaço para a criação de barreiras tarifárias vem sendo reduzido.

Como conseqüência, ampliou-se o estabelecimento das chamadas barreiras não tarifárias, ou barreiras técnicas. Neste contexto, a certificação de produtos e serviços constitui importante ferramenta para a sobreposição destas barreiras.

Da mesma forma que facilitam as exportações, os programas de Avaliação da Conformidade dificultam a entrada de produtos, processos ou serviços que não atendam à requisitos mínimos de segurança e desempenho que, colocados no mercado, prejudicariam a ideia da concorrência justa e colocariam em risco seus consumidores e usuários.

A Certificação de Produtos, no campo voluntário, vem, sendo cada vez mais usada por fornecedores para agregar valor e distinguir seus produtos em relação ao mercado, atraindo os consumidores e alcançando maiores fatias do mercado.

Temos ampla vivência com normas nacionais e internacionais e já realizamos a gestão dos processos de certificação para produtos Eletrodomésticos e Similares, Componentes Automotivos e outros, para fabricantes nacionais e empresas importadoras.

Focamos nossas ações na adequação documental dos produtos e sistemas para aprovação nos ensaios laboratoriais e auditorias para obtenção da certificação do produto ou serviço.

Realizamos o mapeamento dos OCPs (organismo de certificação de produto) e laboratórios, para poder indicar os agentes mais apropriados conforme a categoria de produto, considerando a estrutura local, condições comerciais e a capacidade de cumprimento de prazos.

O processo sistematizado para certificação de produtos normalmente envolve as seguintes atividades:

•  Selecionar norma ou regulamento;

•  Coletar amostras;

  • Efetuar análise de tipo;
  • Selecionar o laboratório responsável pelos ensaios;

•  Realizar ensaios;

•  Realizar inspeções;

  • Interpretar os resultados dos ensaios ou inspeções;

•  Realizar auditorias no sistema de gestão da qualidade do fornecedor;

  • Realizar auditorias de acompanhamento;
  • Definir sistemática de tratamento das não conformidades eventualmente identificadas.

•  Avaliar e acompanhar o produto no mercado.

 

ESX Múltiplas Soluções de Engenharia Ltda.

2012 - Copyright
Todos os direitos reservados

Design e Otimização: Acertcomp


Warning: Parameter 1 to W3_Plugin_TotalCache::ob_callback() expected to be a reference, value given in /home/esx-engenharia/www/wp-includes/functions.php on line 3702